Estrutura e Dinâmica Social – EDS

 

Curso: Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H)

Turmas: A-diurno (São Bernardo do Campo) e B1-diurno (São Bernardo do Campo)                   Quadrimestre 2019.1 

Professor: Salomão Barros Ximenes

E-mail: salomao.ximenes@ufabc.edu.br

Carga Horária: 3-0-4

Site: https://blogdosalomaoximenes.wordpress.com/cursos/estrutura-e-dinamica-social-eds

Objetivos

Ensino da estrutura e dinâmica da sociedade moderna. Refletir criticamente sobre a influência das relações sociais nas práticas profissionais e na vida pessoal. Desenvolver uma visão científica sobre o funcionamento da sociedade, por meio do repertório teórico fundamental das Ciências Humanas.

MWD
Durkheim, Weber e Marx: as bases da teoria social

O aluno deverá, ao final da disciplina, ser capaz de interagir com o mundo de maneira crítica. Os objetivos gerais são: i) internalizar conteúdos que façam a interação com outros indivíduos ser pautada pela observação crítica de acontecimentos e relações entre grupos sociais; ii) aprender habilidades para checar dados sobre cidadania, desigualdade social e relações econômicas, bem como inserir esses dados em um contexto social e um contexto teórico da sociologia.

Ementa

  1. Estrutura social e relações sociais;

  2. Dinâmica cultural, diversidade e religião;

  3. Estado, Democracia e Cidadania;

  4. Dimensão econômica da sociedade;

  5. Desigualdade e realidade social brasileira.

Métodos utilizados

Aulas expositivas e atividades complementares em sala de aula, compondo a nota final, juntamente com as duas provas que serão aplicadas ao longo do quadrimestre.

Atividades discentes

Leituras de textos, atividades em grupo, para serem elaborados e entregues em sala, bem como participação nas duas provas que compõem a avaliação do curso.

A média final será resultado da média aritmética das duas provas, somados os pontos obtidos nas duas atividades em sala. Cada atividade em sala receberá uma avaliação de 0 (zero) a 0,5 (meio) ponto, a ser somado, ao final do curso, à média aritmética das provas.

A conversão das notas em conceitos adotará os seguintes valores:

i) até 5: Conceito “F”;

ii) de 5 (inclusive) até 6: Conceito “D”;

iii) acima de 6 até 7,5: Conceito “C”;

iv) acima de 7,5 até 8,5: Conceito “B”;

v) acima de 8,5: Conceito “A”.

A leitura dos textos indicados é obrigatória e necessária para a realização das atividades aplicadas em sala e para as provas.

Não será aplicada atividade em sala de caráter substitutivo.

A frequência às aulas será controlada e considerada para a aprovação do aluno.

Recuperação: os alunos interessados em fazer a prova de recuperação no quadrimestre 2019.2 deve enviar um email para salomao.ximenes@ufabc.edu.br. 

Programa da disciplina (alterado em 20/03)

Data

Aula / Tema / Bibliografia

13.2

Aula 1 – Apresentação do Curso / Discussão inicial

Curta-metragem: Ilha das Flores (Jorge Furtado, 1989)

15.2

Aula 2 – Indivíduo e Sociedade

BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas. Capítulo 4 – O homem na sociedade (pp. 78-105).

Complementar: ELIAS, Norbert & SCOTSON, John. Estabelecidos e Outsiders. “Introdução: Ensaio teórico sobre as relações estabelecidos-outsiders” (pp. 19-50).

22.2

Aula 3 – A origem sócio-histórica das ciências sociais: paradigma e contexto

HOBSBAWN, Eric. “A revolução industrial” e “A revolução francesa” In: A Era das Revoluções (1789-1848). 18a. ed. São Paulo, Paz e Terra, 2004. Páginas 19 – 55. 

Complementar: HOBSBAWN, Eric. “A cidade, a indústria, a classe trabalhadora” (pg. 291 – 320) IN: A Era do Capital 1848- 1875. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Filme: Nós que aqui estamos por vós esperamos (Marcelo Masagão, 1999).

27.2

Aula 4 – Fundamentos da Teoria Social: Émile Durkheim (I)

DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. In: Durkheim, Coleção Os Pensadores, Abril Cultural, 1983. “Introdução”, pp. 85-86; Cap. 1: “O que é um fato social?”, pp. 87-93; Cap. 2: “Regras relativas à observação dos fatos sociais”, pp. 94-109.

1.3

Aula 5 – Fundamentos da Teoria Social: Émile Durkheim (II)

DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social. In: Durkheim, Coleção Os Pensadores, Abril Cultural, 1983. Cap. 2: “Solidariedade mecânica ou por similitude”, pp. 35-58. Cap.3: “Solidariedade orgânica ou devida à divisão do trabalho”, pp. 59-70.

8.3

Aula 6 – Atividade 1-EDS

Avaliação (Pontos)

Turma da Sala de Aula

Turma do Auditório

 

13.3

Aula 7 – Fundamentos da Teoria Social: Karl Marx (I)

MARX, K. e ENGELS, F. O Manifesto Comunista. Cap. 1: “Burgueses e Proletários”; Cap. 2: “Proletários e Comunistas”.

15.3

 

Aula 8 – CANCELADA – MOTIVO: LICENÇA SAÚDE DO PROFESSOR. 

22.3

Aula 9 –  Fundamentos da Teoria Social: Karl Marx (II)

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. Cap.1: “A mercadoria”;.

Complementar: MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, (Introdução, e págs. 54-95)

27.3

Aula 10 – Prova Parcial

Resultado das duas turmas

29.3

Aula 11 – Fundamentos da Teoria Social: Max Weber (I)

WEBER, Max. “Os três tipos puros de dominação legítima”. In: COHN, Gabriel. Weber. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Ed. Ática, 2005.

Exercício – exercc3adcio-aula-4_weber

Complementar: WEBER, Max. Burocracia. In: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. (págs. 229 – 251)

5.4

Aula 12 – Fundamentos da Teoria Social: Max Weber (II)

WEBER, Max. A ética protestante e o Espírito do Capitalismo. Cia das Letras, 2004.

Cap. 2: “O espírito do capitalismo”. pp. 41-70.

Complementar: WEBER, Max. “A distribuição do poder dentro da comunidade. Classes, estamentos, partidos”. In: Economia e Sociedade vol. 2, cap. VIII-6, pp. 175-186.

10.4

Aula 13 – Atividade em Sala 2

Avaliação (Pontos)

Turma Auditório

Turma Sala

12.4

Aula 14 – Questões contemporâneas: Diversidade religiosa, secularismo e laicidade

FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania : para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. 2012. Páginas: 15 – 53. 

Complementar: OLÉ – Observatório da Laicidade na Educação. Conceitos.

24.4

Aula 15 – Questões contemporâneas: Gênero e sexualidade

GIDDENS, A. Sociologia. Cap. 5. Gênero e sexualidade, pp. 109-131

26.4

Aula 16 – Questões contemporâneas: Desigualdades Sociais

SALES, Teresa. Raízes da desigualdade social na cultura política brasileira. In: Rev. bras. Ci. Soc. v.9 n.25 São Paulo jun. 1994.

3.5

Aula 17 – Prova Final (Prova 2_EDS )

Notas Turma Sala

Notas Turma Auditório

8.5

Aula 18 – Prova Substitutiva 

Aos alunos que, ao final da 2ª avaliação, ficarem com os conceitos “D” ou “F” é facultado fazer a prova substitutiva com o objetivo de recuperação. Neste caso, a menor nota das 3 provas será descartada.

Resultado

11201810420 8
11201811917 9
11201812351 10
11201811611 8
21019816 10
11201722165 4,5
11201811613 8,5
11201810043 7
11201812129 7,5
11201810350 7
11201812379 10
11201811919 6,5
11201722584 8,5

Recuperação: os alunos interessados em fazer a prova de recuperação no quadrimestre 2019.2 deve enviar um email para salomao.ximenes@ufabc.edu.br.

 

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