Políticas Educacionais no Brasil Contemporâneo (2017.1)

Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas

PPU-406 – Tópicos Especiais em Políticas Públicas II: Políticas Educacionais no Brasil Contemporâneo

Prof. Salomão Ximenes, salomao.ximenes@ufabc.edu.br, 1º quad. 2017

Objetivos

O curso estudará as políticas educacionais no Brasil contemporâneo à luz de suas principais questões, com ênfase nas políticas de educação básica. Para isso, estudaremos textos de referência na literatura brasileira e internacional, bem como documentos de políticas públicas. O objetivo é propiciar uma compreensão profunda sobre as origens, o contexto e o significado dos principais problemas e proposições que mobilizam o debate público atual, bem como das propostas de reforma educacional em curso no País.

Metodologia

Leitura e discussão dos textos e documentos propostos. Proposição de material bibliográfico pelos alunos. Aulas expositivas. Trabalho final.

Avaliação

Participação qualificada nas discussões da bibliografia indicada. Apresentação de artigo científico (40 a 50 mil caracteres, padrão ABNT) sobre tema pertinente à disciplina e aos respectivos objetos de estudo.

Tópicos de Estudo e Bibliografia 

alunos
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